Produtos naturais não são inócuos e podem causar danos ao organismo, principalmente quando interagem com outros medicamentos

"> "Se é natural não faz mal" não corresponde à realidade | O plano global de saúde da sua família

Bem estar

"Se é natural não faz mal" não corresponde à realidade

O uso de produtos ditos “naturais” sem indicação médica é um risco à saúde, podendo levar a óbito. As pessoas costumam entrar em uma loja de produtos naturais, manipulados ou até mesmo em farmácias para procurar o que pode ajudar a emagrecer, melhorar a pele, crescer cabelo ou minimizar sua queda sem conhecer ou saber exatamente o que está sendo consumido. A compra também é facilitada com a venda pela internet. Daniel Demarque, professor do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, lembra que aquela frase “porque é natural não faz mal” não existe. Os venenos e as plantas tóxicas também são naturais. “Quando nós consumimos os produtos ditos naturais, nós precisamos ter em mente que esses produtos não são inócuos, ou seja, ainda que naturais são produtos químicos que vão ter efeito no nosso organismo, que o nosso fígado precisa metabolizar para excretar. Não é porque ele é natural que não vai ter nenhum risco ou não vai ter nenhum efeito no nosso organismo.”

Ouça no link abaixo a entrevista com Daniel Demarque, professor do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, explicando os cuidados que se deve ter com o uso de chás e produtos fitoterápicos.

https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2022/03/RISCOS-PRODUTOS-NATURAIS-SIMONE-LEMOS-1.mp3

fonte https https://jornal.usp.br/  -   imagem: https://br.freepik.com/   

Voltar para listagem