Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus, mas para isso precisam ser bem utilizadas e cuidadas.

"> SAIBA COMO USAR E HIGIENIZAR AS SUAS MÁSCARAS DE TECIDO | O plano global de saúde da sua família

Bem estar

SAIBA COMO USAR E HIGIENIZAR AS SUAS MÁSCARAS DE TECIDO

O uso de máscaras como proteção para evitar o contágio do coronavírus se tornou comum, fazendo parte do nosso vestuário da mesma forma que colocamos uma roupa e um calçado para sair nas ruas.

O professor Valdes Roberto Bollela, do Departamento de Clínica Médica da Divisão de Moléstias Infecciosas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, explica que quando o cidadão utiliza a máscara, além de se proteger do contágio, ele está protegendo o ambiente contra gotículas que podem ser expelidas por tosse, espirro ou pela fala.

Segundo a infectologista Raquel Stucchi, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o uso de máscara deve ser incorporado por questões de higiene e saúde e deve ser usada como complemento das outras formas de defesa contra o contágio como lavar as mãos corretamente, fazer o distanciamento e proteger o espirro e a tosse da forma correta.

A grande maioria das pessoas está usando máscaras de tecido e segundo o Ministério da Saúde, elas podem ser de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos e devem ser feitas nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais. Além disso elas precisam ser bem utilizadas e cuidadas para serem efetivas na sua proteção.

Veja aqui algumas dicas:

- A máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Cada um tem que ter suas máscaras.

- Não toque na máscara, só no elástico.

- Use até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar.

- O ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.

- É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas, ou seja, dupla face. Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto.

- Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com (pelo menos) uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar.

- Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água, sabão em pó e detergente. Deixe de molho por 40 minutos e sequem no sol.

Como higienizar a máscara corretamente:

-  Ao chegar em casa, higienize as mãos, retire as máscaras pelo elástico e coloque todas as máscaras usadas em uma bacia com água e sabão em pó, ou detergente.

- Higienize as mãos assim que terminar de colocá-los na água, pois elas podem estar contaminadas.

- Deixe de molho por 40 minutos e lave bem com água e sabão.

- Deixe secar, preferencialmente ao sol.

- Passe a ferro.

- Observe se a máscara não apresenta danos (menos ajuste, deformação, desgaste, etc.).

- Guarde em um recipiente fechado.

Importante:

O uso de máscara não reduz ou substitui a necessidade das medidas de higiene preconizadas e a manutenção do distanciamento de mais de 1 (um) metro entre as pessoas. Importante que todas as pessoas, sigam:

A - as medidas de higiene já estudadas e estabelecidas;

B - limpe as mãos frequentemente; lave as mãos com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, especialmente depois de estar em um local público ou depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar. Se água e sabonete não estiverem prontamente disponíveis, use uma preparação alcoólica a 70%, cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as juntas até que se sintam secas;

C - evite tocar nos olhos, nariz e boca;

D - limpe e desinfete as superfícies frequentemente tocadas diariamente - mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, mesas, telefones, teclados, banheiros, torneiras, pias, etc. Se as superfícies estiverem sujas, limpe-as com detergente ou sabão e água antes da desinfecção; e para desinfetar, use produtos domésticos comuns registrados na Anvisa e apropriados para a superfície;

E - siga as normas do Ministério da Saúde divulgadas no site:  https://coronavirus.saude.gov.br

Fonte: Ministério da Saúde do Brasil – Anvisa – Usp - Unicamp

Voltar para listagem