Mais de 900 produtos químicos comumente encontrados em produtos de consumo e no meio ambiente foram associados ao risco de câncer de mama em um novo estudo.

Muitos desses produtos químicos são comumente encontrados em alimentos, produtos para o cabelo e produtos para a pele.

"> Evite as substâncias ligadas ao risco de câncer de mama | O plano global de saúde da sua família

Bem estar

Evite as substâncias ligadas ao risco de câncer de mama

Um estudo publicado em janeiro deste ano na revista Environmental Health Perspectives, identificou 921 produtos químicos que podem aumentar o risco de câncer de mama e que 90% deles estão presentes em produtos de consumo como alimentos e bebidas, pesticidas, medicamentos e locais de trabalho.

A lista inclui produtos químicos como parabenos e ftalatos, comumente encontrados em produtos para maquiagem, pele e cabelos; e numerosos ingredientes de pesticidas que são usados em alimentos e em produtos de controle de pragas domésticas nos EUA (e no Brasil).

Um estudo de 2020 descobriu que mulheres que usavam alisadores de cabelo químicos mais de seis vezes por ano tinham cerca de um risco 30% maior de câncer de mama do que aqueles que não usavam alisadores químicos. Esses produtos geralmente contêm um ou mais dos produtos químicos identificados no novo estudo, aumentando as chances de contrair câncer de mama.

Mulheres negras enfrentam maior risco. Estudos demonstraram que produtos comercializados para mulheres negras tendem a ser mais tóxico e são mais propensos a conter produtos químicos associados ao aumento do risco de câncer em comparação com produtos comercializados para mulheres brancas.

Um novo método de estudo

Neste estudo os investigadores do Silent Spring Institute, um grupo de investigação sem fins lucrativos sobre prevenção do câncer da mama, desenvolveram um novo método para identificar rapidamente compostos que podem aumentar a probabilidade da doença.

Partindo do estudo de 2016, da Agência Internacional de Investigação sobre o Câncer (IARC) que delineou 10 formas pelas quais os agentes cancerígenos provocam o desenvolvimento do câncer, eles começaram a trabalhar para identificar os produtos químicos que tenham essas características, como uma forma mais rápida e menos dispendiosa de determinar se a exposição a eles tem probabilidade de aumentar o risco de câncer.

 “O que é único em nossa abordagem é que reconhecemos que os agentes cancerígenos mamários tendem a aumentar a atividade hormonal, explicou Kay. “Portanto, para este estudo, examinamos se os produtos químicos aumentam certas atividades hormonais que são conhecidas por aumentar o risco de câncer de mama.”, disse Jennifer Kay, pesquisadora do Silent Spring Institute e principal autora do estudo.

Kay e sua equipe procuraram especificamente substâncias químicas que ativam os receptores de estrogênio nas células da mama e substâncias químicas que fazem com que as células produzam mais estrogênio ou progesterona, ambos fatores de risco conhecidos para câncer de mama. Mais da metade dos produtos químicos da lista fazem com que as células produzam mais estrogênio ou progesterona e cerca de um terço ativa o receptor de estrogênio. Descobriu-se anteriormente que outros 278 produtos químicos da lista causam tumores mamários em estudos com animais.

Exposição infantil e futuros riscos de câncer de mama

As evidências também sugerem que a exposição das crianças a esses produtos químicos durante as principais fases de desenvolvimento pode aumentar seu risco de desenvolver câncer de mama mais tarde e que estes tipos de exposição podem até aumentar as probabilidades de resultados negativos para múltiplas gerações de mulheres.

Muitos dos produtos químicos listados no novo estudo são comuns em produtos feitos para crianças. Por exemplo, muitas loções e xampus para crianças ’ incluem parabenos e ftalatos e o pesticida Malathion que é comumente usado em produtos para tratamento de piolhos e também usado na agricultura, na jardinagem e nas pulverizações para erradicar mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças.

As crianças expostas a esses produtos químicos são particularmente preocupantes, porque nas idades mais jovens as crianças são muito vulneráveis, disse Kay.

Evitando produtos químicos causadores de câncer

Na ausência de regulamentos significativos, inúmeras organizações sem fins lucrativos desenvolveram recursos destinados a ajudar os consumidores a evitar produtos químicos que poderiam aumentar seu risco de câncer, como por exemplo:

- O Programa de Estilo de Vida Anti-Câncer (em português)

https://anticancerlifestyle.org/pt/about/

- O Silent Spring Intitute's com o aplicativo “Detox Me” (em inglês)

https://play.google.com/store/apps/details?id=org.silentspring.myapplication&hl=en_US&gl=US&pli=1

- O Environmental Working Group com o aplicativo Healthy Living (em inglês)

https://www.ewg.org/apps/?gad_source=1

- O Banco de dados MadeSafe (em inglês)

https://madesafe.org/

- O aplicativo Clearya (em inglês)

https://www.clearya.com/

Kay disse que espera que, como resultado do estudo, esse método será usado para rastrear produtos químicos para outros tipos de risco de câncer e que agências reguladoras como a EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA) usarão a pesquisa para identificar e regular mais rapidamente produtos químicos que possam ser perigoso.

“ Agora encontramos centenas de produtos químicos que podem aumentar o risco de câncer de mama, disse ela. “ Estamos trabalhando ativamente na tradução desta pesquisa para reguladores, epidemiologistas e pesquisadores de câncer, para que todos possamos trabalhar juntos para promover a prevenção do câncer de mama. ”

Fonte:  https://www.ehn.org/ – https://nossofuturoroubado.com.br/  -   imagem: https://br.freepik.com/

Voltar para listagem