Estudo recente destacou que apenas um único uso de um vape poderia ter um impacto no desempenho dos vasos sanguíneos e na circulação sanguínea, sugerindo que o dano potencial vai muito além dos pulmões.

"> Cigarros eletrônicos sem nicotina também danificam o tecido pulmonar | O plano global de saúde da sua família

Bem estar

Cigarros eletrônicos sem nicotina também danificam o tecido pulmonar

Um novo estudo da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, revelou efeitos prejudiciais os cigarros eletrônicos (vapes) mesmo quando estão livres de nicotina.

Os pesquisadores analisaram atentamente como uma marca comum de cigarro eletrônico  sem nicotina interagia com as células do tecido pulmonar humano no laboratório, descobrindo que estresse oxidativo ainda estava ocorrendo.

O estresse oxidativo ocorre quando a reação natural das células ao oxigênio se torna desequilibrada, causando mau funcionamento e desgaste das células. Esse estresse foi detectado junto com aumento da inflamação e quebra dos vasos sanguíneos – uma combinação frequentemente associada a lesões pulmonares.

"Foi demonstrado que o fluido vape sem nicotina tem a mesma composição química que o fluido contendo nicotina, exceto pela ausência de nicotina. Nossas descobertas indicam que a exposição ao líquido vape sem nicotina causa efeitos pró-oxidantes e pró-inflamatórios semelhantes.", diz cientista biomédico Havovi Chichger, da Universidade Anglia Ruskin.

Ao comparar produtos sem nicotina com cigarros eletrônicos da mesma marca que possuíam nicotina, os pesquisadores descobriram que a ausência de a substância viciante não necessariamente tornou os vapes muito melhores para o tecido pulmonar.

Em vapes sem nicotina, a equipe identificou uma abundância incomum de uma proteína específica chamada ARF6, que parece ser responsável por danos nos tecidos pulmonares no laboratório. Esta proteína não foi conectada a tabagismo ou lesões pulmonares no passado, mas é conhecido por estar envolvido para garantir que os vasos sanguíneos do corpo estejam funcionando corretamente.

As descobertas em torno do ARF6 devem ajudar investigações futuras sobre os impactos na saúde do vaping, que muitas vezes se concentraram nos danos causados pela nicotina.

"Investigação adicional é vital para identificar a ligação entre o vaping de cigarros eletrônicos sem nicotina e o desenvolvimento potencial de lesão pulmonar nos próximos anos," diz Chichger.

Há muito espaço para estudos futuros aqui, e os pesquisadores estão particularmente interessados em investigar como os vapes aumentam o risco de Síndrome do desconforto respiratório agudo (ARDS), um problema frequentemente observado em fumantes e causado por danos nos vasos sanguíneos nos pulmões.

"Vaping é uma preocupação significativa com a saúde, considerando o crescente número de fumantes, especialmente jovens adolescentes, e a pesquisa sobre seu impacto na saúde ainda está em um estágio inicial," diz Chichger.

 

Fonte:   https://www.sciencedirect.com/  -  https://www.sciencealert.com/  -   imagem: <a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/jovem-mulher-de-preto-fuma-um-cigarro-eletronico-na-parede-escura_9314128.htm#page=4&query=vape&position=1&from_view=search&track=sph&uuid=677d5a4c-59d2-44a1-b7c0-081b92a37474">Imagem de diana.grytsku</a> no Freepik

Voltar para listagem