Às vezes, não importa o quão apaixonado você seja por um objetivo ou hobby, pode ser difícil encontrar a motivação para realmente fazê-lo. Por que a motivação é tão inconstante?

"> Como ficar motivado mesmo quando você não tem vontade | O plano global de saúde da sua família

Bem estar

Como ficar motivado mesmo quando você não tem vontade

Estar motivado para alcançarmos um determinado objetivo pode parecer simples, mas manter a motivação a longo prazo para atingir o resultado que desejamos, pode tornar-se bem complicado. Como mantemos a motivação?

Os psicólogos definem motivação como o desejo ou ímpeto para iniciar e manter um determinado comportamento. É a força que nos impele a atuar e atingir um objetivo.

Definir metas e atingi-las, concluir tarefas que levam aos resultados que pretendemos ou melhorar hábitos de vida são ações que necessitam de motivação. Compreender quais são os mecanismos da motivação e como podemos fortalecê-los pode contribuir para que a motivação se mantenha constante e facilitar a conclusão de tarefas e objetivos.

A força da motivação provem de razões internas e externas, gerando dois tipos de impulso, que os especialistas chamam de motivação intrínseca e motivação extrínseca.

Na motivação intrínseca, a participação é a principal recompensa ou uma determinada tarefa não representa uma obrigação, pelo contrário dá felicidade e realização pessoal. Na motivação extrínseca, na realização de uma tarefa procura-se um reconhecimento, um elogio ou um agradecimento.

Assista ao vídeo educativo, dirigido por Magali Garcia para o canal TED-Ed sobre como mantemos a motivação.  O video explica porque razão a motivação é tão inconstante, explora os conceitos de motivação intrínseca e extrínseca e como é que essas forças criam ação ou não. Estão disponíveis legendas em português.

Link do vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=II5h6uJPvvs

 

 

Fonte:   https://stopcancerportugal.com/–  imagem: Projetado por Freepik - https://br.freepik.com/

Voltar para listagem