HSL oferece meditação para seus colaboradores

28 de janeiro de 2024 às 15:34

Seja no setor administrativo ou médico, o ambiente hospitalar exige muito de seus profissionais, podendo expô-los a diversas situações que favorecem o surgimento do estresse como sobrecarga de trabalho, relacionamento com o paciente, falta de recursos, conflitos com outros profissionais, óbito de pacientes e jornadas de trabalho exaustivas.

Diversos estudos têm mostrado a importância do profissional da área de saúde cuidar da saúde mental e desenvolver certas competências emocionais para alcançar um equilíbrio emocional e se prevenir das conseqüências dos efeitos do estresse e do esgotamento profissional.

Além das muitas soluções possíveis para evitar crises de esgotamento, como mudanças organizacionais e administrativas, certas práticas voltadas para o gerenciamento do estresse, desenvolvimento da resiliência e inteligência emocional tem mostrado inúmeras benefícios para os profissionais da área de saúde. Dentre estas práticas a meditação mindfulness (atenção plena) tem se destacado em diversos estudos.

Estudos mostram os benefícios

Um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos identificou que a meditação da atenção plena tem um impacto positivo diminuindo o estresse, a ansiedade e a depressão, e ampliando a sensação de bem-estar e a empatia dos enfermeiros e estudantes de enfermagem. Segundo os pesquisadores, o treinamento da atenção plena leva a uma melhor percepção do humor, menor percepção do estresse e a responder a estímulos de maneira mais eficaz, trazendo um efeito bastante benéfico ao serviço de saúde.

Um outro estudo publicado no “The Annals of Family Medicine”, um grupo de pesquisadores analisou os efeitos de um curso breve de meditação de atenção plena em 30 médicos. Os resultados mostraram que após o curso, os médicos tiveram reduções nos indicadores de esgotamento do trabalho, depressão, ansiedade e estresse. E quase um ano depois, esses efeitos salutares persistiram, mesmo sem nenhuma sessão de treinamento de atenção plena reforço. Segundo o estudo, o treinamento da atenção plena pode ser uma forma rápida e eficiente de ajudar a apoiar a saúde e o bem-estar dos clínicos, o que pode ter implicações no atendimento ao paciente.

Mindfulness no Hospital São Lucas

Cientes da importância deste tipo de ferramenta para a saúde e bem-estar dos profissionais de saúde, a direção do Hospital São Lucas tem oferecido desde junho de 2023 a prática da meditação mindfulness para todos os seus colaboradores através do Programa Meditando com o instrutor de meditação Alexandre Saioro.

“A meditação da atenção plena nos ajuda a transformar hábitos de percepção ao não seguirmos nossos padrões emocionais e termos novas perspectivas para lidar com as situações que nos chegam. Ao treinar a mente, direcionando intencionalmente a atenção para experimentar o momento presente com curiosidade, abertura e aceitação de cada experiência sem julgamento, não somos dominados pelas reações emocionais condicionadas e temos uma maior capacidade de clareza e criatividade”, explica Alexandre Saioro.

Acontecendo todas as segundas-feiras e terças-feiras nas trocas de plantão, o Programa Meditando oferece a teoria e a prática da meditação mindfulness através das aulas e de apostilas com orientações para a prática no dia-a-dia.

“A prática da meditação é simples, mas ao mesmo tempo desafiadora, pois temos que lidar com nossa mente distraída e agitada. Com a prática vamos começando a ter cada vez mais habilidade e flexibilidade, de forma a obter mais foco, calma e clareza. Ao implementarmos a meditação no nosso cotidiano como um hábito diária, podemos ver surgir os benefícios da meditação”, afirma Alexandre Saioro.

Leia a seguir os depoimentos de alguns dos colaboradores do HSL participantes do Programa Meditando:

Magna - Coordenadora da Hotelaria

A prática da meditação no ambiente hospitalar, muito acrescenta, devido apresentar rotina e vivências intensas e traumáticas na vida humana. Orientações simples objetivas e rápidas fácil de aplicar no dia a dia.

Prático desde que iniciou aqui no Hospital São Lucas e tem me ajudado a encontrar meus pontos de equilíbrio, favorecendo assim meu autocontrole, além de trazer benefício para meu trabalho. Na função que eu exerço tenho multiplicado com a minha equipe e meus familiares. Vale destacar que a meditação no ambiente de trabalho principalmente na área da saúde traz equilíbrio para administrar as exigências que o ambiente proporciona.

Guilherme Medeiros - Técnico em Segurança do Trabalho

Em pouco tempo já pude perceber uma melhora na minha forma de lidar com meus problemas, me sinto uma pessoa muito mais centrada, que consegue olhar os problemas que acontecem no dia a dia sob uma outra perspectiva, resolvendo eles com muito mais calma e serenidade.

Fabiana Sousa da Conceição - Equipe de higiene

Faço meditação há 8 meses, quando estava em casa afastada. Quando voltei, comecei a fazer a meditação no Hospital São Lucas e isso mudou minha vida. Consigo me controlar, resolvo os problemas com mais facilidade, não fico mais nervosa como antes.

Quem teve a ideia de colocar o programa de meditação no hospital está de parabéns, tenho aprendido muita coisa.

Gleisse Lopes Reis - Auxiliar de limpeza

Acho ótimo, super agradável fazer. Já faço com outra especialista e a meditação no hospital veio complementar. Com a prática da meditação foi possível tornar meus dias e concentração bem agradáveis. Isso influência muito no nosso trabalho.

Fonte:   https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29602138/-   https://www.annfammed.org/content/11/5/412