Você sabia que faltar as consultas pode vir a encarecer o seu plano de saúde?

Faltar a consultas sem desmarcar é uma prática bastante comum entre os associados que possuem plano de saúde. Dados recentes informam que cerca de 30% do não comparecimento são provenientes de consultas que não são desmarcadas previamente. Faltar a consultas marcadas ocorre por incrível que pareça em todos os ramos da saúde. Exemplos como nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos relatam números ainda maiores de não comparecimento. Com tudo isso, os profissionais deixam de atender outro paciente naquele horário, o que eleva o tempo de espera por consultas, prejudicando a todos os envolvidos. Portanto, o prejuízo financeiro e operacional é convertido no aumento do custo do plano. Para não serem “vitimas” dessa situação os profissionais envolvidos querem com toda razão receber por esse tempo que foi reservado e perdido.
Muitos usuários acham que, ao contratar o plano, têm o direito de marcar e não desmarcar consultas e procedimentos, pois consideram que estão “pagando por isso”. Quando na realidade é um desperdício de tempo e dinheiro do paciente, do médico e o todo o sistema.
Em muitos países essa prática foi bem combatida com multas impostas a usuários que faltam e não desmarcam consultas. Uma medida que deveria ser analisada pela ANS, pois uma vez implantada faria o paciente repensar em faltar a uma consulta agendada sem desmarcar previamente. É preciso uma campanha de conscientização para alertar os pacientes sobre as consequências desse  fato e o tamanho do prejuízo que estão causando a todos.
A Abramge está nesse momento iniciando um trabalho para levantar dados mais precisos com as operadoras. O objetivo é levar uma proposta para a ANS para a inclusão de regras claras em contrato sobre o tema. A ideia é informar ao consumidor que se ele não comparecer a uma consulta agendada sem motivo justificável, haverá algum tipo de penalização. Isso para conscientizá-lo de que quando ele desmarcar uma consulta com antecedência de até 12 horas, dá a outra pessoa a oportunidade de ser atendida naquele horário agendado. ]
fonte: http://www.revistaapolice.com.br - Cadri Massuda, presidente da Abramge-PR/SC (Associação Brasileira de Medicina de Grupo)

 

GS - Plano Global de Saúde

Rua Maj Augusto Marques Braga, 23, Loja 01 - Centro - Nova Friburgo - RJ

CEP: 28610-210 Tel:.(22) 2522-6902 - contato@planogs.com.br

Um site validado pela Certisign indica que nossa empresa concluiu satisfatoriamente todos os procedimentos para determinar que o domínio validado é de propriedade ou se encontra registrado por uma empresa ou organização autorizada a negociar por ela ou exercer qualquer atividade lícita em seu nome.
Friweb Agência Digital