O recente estudo “O lado oculto das bebidas açucaradas: doenças, mortes e custos à saúde”, coordenado pelo Instituto de Efectividad Clinica y Sanitária (IECS) e com a participação ACT Promoção da Saúde nos dados sobre o Brasil mostrou que devido ao consumo de bebidas açucaradas mais de 2,2 milhões de adultos brasileiros estão com obesidade ou sobrepeso e quase 13 mil adultos morrem por ano no Brasil.
Já está mais do que demonstrado que consumir bebidas açucaradas como refrigerantes, néctar de frutas, sucos de pozinho, chás ultraprocessados e bebidas lácteas, aumenta o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas, cerebrovasculares (AVC) e osteomusculares, insuficiência renal, demências, asma e câncer.
Todas estas informações se tornam mais preocupantes quando vemos, cada vez mais, as crianças e os adolescentes trocarem o consumo de água e leite por bebidas açucaradas.
Em entrevista no Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança, a líder do Programa de Alimentação Saudável do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Ana Paula Bortoleto falou como o consumo de açúcares pode prejudicar ainda mais o desenvolvimento das crianças.
Leia abaixo um resumo da entrevista e ouça a entrevista completa no link:
https://www.pastoraldacrianca.org.br/songs/1442_130510_sobretaxacao_das_bebidas_acucaradas_web.mp3
Quais são os perigos do açúcar para bebês e crianças?
O açúcar refinado traz muitos riscos para a saúde. Nessa faixa etária, o ser humano desenvolve o paladar e o próprio organismo ainda está em desenvolvimento, então oferecer açúcar na primeira infância faz com que a criança acostume com o paladar doce e busque consumir cada vez mais esses produtos. Quanto maior o consumo de açúcar dessa criança, maior o risco de sobrepeso, alteração dos níveis de sangue de alguns tipos de gordura. Por isso, a recomendação é que a criança não consuma nada de açúcar até os 2 anos.
Quais são os alimentos que mais contém açúcar?
Costumam ser bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos de pózinho, bebidas lácteas, também alimentos como biscoitos, bolachas, bolos, balas e todos os tipos de guloseimas possuem muito açúcar.
Quais são as suas dicas para diminuir o consumo de
açúcar?
Dá para começar diminuindo o consumo de produtos processados como as bebidas açucaradas, consumindo em menor quantidade, menos dias, já é um grande passo. Ao conseguir reduzir esse consumo, o paladar vai se adaptando para se acostumar a comer e beber coisas com menos açúcar e assim se torna possível mudar o estilo de vida.
É importante ler os rótulos dos alimentos?
É um hábito fundamental para escolher produtos com menos açúcar. Ler a lista de ingredientes é importante, quando o primeiro item da lista for o açúcar, isso quer dizer que tem mais açúcar do que qualquer outro item naquele produto.
Fonte: https://www.pastoraldacrianca.org.br/ - https://alimentacaosaudavel.org.br/ - https://www.ecodebate.com.br/
Voltar para listagem
Bem-vindos ao nosso espaço dedicado ao bem-estar, à vida saudável e à qualidade de vida. Aqui vamos aprender como é fácil viver de forma saudável, sem pensar como sacrifício, mas sim como uma nova forma de viver cuidando mais dos do nosso corpo e espírito.
1. COVID-19, O MOMENTO CERTO DE IR AO HOSPITAL
2. A importância de uma alimentação saudável e equilibrada
3. Saiba como podemos o fortalecer o nosso sistema imunológico
4. O perigo dos aditivos químicos nos alimentos industrializados
5. Os riscos do uso indevido da Ritalina
6. Cinco motivos para lembrar de tomar água
7. Brasileiros higienizam alimentos de forma inadequada na pandemia
8. E sua pressão, como está?
9. SAIBA COMO USAR E HIGIENIZAR AS SUAS MÁSCARAS DE TECIDO
10. Saúde mental: o que fazer em tempos de Novo Coronavírus?