Você já deve saber muita coisa sobre como prevenir ou tratar a dengue, mas sabe também se proteger das notícias falsas sobre ela?

"> Cuidado com as Fake News sobre a Dengue | O plano global de saúde da sua família

Bem estar

Cuidado com as Fake News sobre a Dengue

Com apenas alguns cliques, é possível navegar pelas mais variadas informações sobre a dengue: como ela é transmitida, quais os principais sintomas da doença e, também, o tratamento mais eficiente. Como? É só “dar um google”. Mas será que todo esse conteúdo encontrado na internet e espalhado rapidamente pelas redes sociais é realmente confiável?

Tomar cuidado com a desinformação é tão importante quanto saber quais são os sintomas e como se cuidar.

Confira abaixo as principais Fake News sobre a dengue. E lembre-se sempre: informação responsável e verificada salva vidas.

É FALSO QUE:

- A Ivermectina é eficaz no tratamento e prevenção da dengue: Este medicamento não serve para combater ou prevenir a dengue. Ele é um excelente antiparasitário, mas não serve para covid, assim como não serve para dengue.

- A vacina agrava a doença - Muitas pessoas têm acreditado em um suposto agravamento das manifestações clínicas decorrentes da vacina contra a dengue e não da doença em si. Isso não é verdade. A doença pode ocorrer de forma grave e, se não for tratada, pode ocasionar na morte do paciente.

- A vacina da dengue é transgênica, altera o DNA e causa câncer - A vacina não tem a capacidade de alterar o DNA de ninguém, nem de causar câncer. É uma irresponsabilidade, quase um crime, determinado tipo de informação que circula nas redes sociais.

- Ingerir vitamina B auxilia na prevenção, atuando como repelente - A vitamina B não repele o mosquito da dengue, pois ele é atraído pelo gás carbônico liberado pela pessoa e pelo ácido lático e outros compostos derivados dos ácidos carboxílicos liberados na pele.  

- A dengue pode ser tratada com ingredientes alternativos como folha de mamão, suco de laranja com inhame, suco de limão, caldo de cana e, até mesmo, carvão - Até o momento não existe nenhum medicamento com eficiência em reduzir ou eliminar o vírus do organismo e os tratamentos alternativos sugeridos na internet não foram comprovados por nenhum estudo que efetivamente tenha relatado redução de carga viral.

A ELIMINAÇÃO DOS FOCOS DO MOSQUITO É O MELHOR REMÉDIO.

Reserve 10 minutos por semana para acabar com possíveis focos do mosquito. Elimine qualquer recipiente com água parada ou que possa acumular o líquido. Além disso, aplique repelente em toda a família, principalmente nas crianças, grupo de risco da doença. Telas em portas e janelas também são ótimas formas de prevenção.

SAIBA MAIS SOBRE OS CUIDADOS COM A DENGUE EM:

https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2024/brasil-unido-contra-a-dengue

 

Fonte:   https://www.gov.br/saude  - https://www.uffs.edu.br/ -  imagem: https://www.gov.br/

Voltar para listagem