Apesar das birras, as crianças na maioria das vezes “andam por aí sorrindo, fazendo piadas, ajudando outras pessoas a rir, brincando”, diz médico

"> Adultos podem aprender muito com certos hábitos das crianças | O plano global de saúde da sua família

Bem estar

Adultos podem aprender muito com certos hábitos das crianças

Segundo o Dr. Hasan Merali, professor associado de pediatria da Universidade McMaster, o comportamento das crianças pode pode ajudar os adultos a levar uma vida mais saudável, incluindo como perder peso naturalmente, dormir melhor, construir amizades mais fortes, melhorar o trabalho em equipe, ser mais produtivo, se divertir e viver uma vida mais gratificante.

“Com mais de 10 anos de experiência em medicina pediátrica, adquiri uma profunda compreensão de como as crianças se envolvem com o mundo. Crianças e pré-escolares sempre me fascinaram. Essas mentes jovens notáveis se concentram em construir relacionamentos, aprender, agir com bondade e exibir uma incrível capacidade de fazer perguntas e correr riscos.” diz Merali.

Observando sobre o que as crianças pequenas fazem, ele percebeu que os adultos poderiam se beneficiar, se pudessem imitar algumas dessas coisas. Entre estas coisas ele destaca o riso e a brincadeira.

“As crianças pequenas passam muito mais tempo jogando e rindo. Como adultos, queremos ter objetivos para todas as nossas atividades, enquanto as crianças não. Então, deixar de lado essas coisas e adicionar mais risadas e brincar em nossas vidas diminui o estresse, melhora nosso próprio bem-estar e melhora nossos relacionamentos.”

 Falar consigo mesmas é outra característica das crianças que os adultos deveriam imitar.

 “Se você já passou algum tempo com uma criança, notará que ela fala um pouco em voz alta. Isso é chamado de discurso privado e os ajuda na resolução de problemas. Embora não precise ser alto e possa ser uma fala interior, estas técnicas de conversa, especialmente se nos referirmos a nós mesmos na segunda ou terceira pessoa, são incrivelmente poderosas.”, afirma Merali.

Pesquisas demonstraram que esta prática, aliada à motivação e positividade expressas em voz alta, pode ajudar no aprendizado, na regulação emocional, na confiança e até a marcar mais arremessos no basquete.

No seu livro "Sleep well, take risks, squish the peas: secrets from the science of toddlers for a happier, more successful way of life" (Durma bem, assuma riscos, esmague as ervilhas: segredos da ciência de crianças para um modo de vida mais feliz e bem-sucedido), Merali fala de outras características que podemos aprender com as crianças:

Aproveitar qualquer oportunidade para se mover

Crianças de dois anos ficam ativas quase cinco horas por dia, de acordo com uma revisão de 24 estudos. Eles se movem com alegria e instintivamente, disse Merali.

Ser curioso e fazer perguntas

Crianças são curiosas e não têm medo de fazer perguntas. Um estudo mostrou que elas fazem em média 107 perguntas por hora. Fazer perguntas não só nos ajuda a obter informações, mas também é uma forma importante de construir relacionamentos, diz Merali

Definir um horário de sono

Crianças se adaptam melhor com a rotina. Ter uma programação com horários consistentes para acordar e ir dormir e também tirar cochilos ajudam a ter pensamentos e tempo de reação mais aguçados e melhorar na sua memória.

Rir mais

Um estudo descobriu que as crianças riem seis vezes mais que os adultos. Então busque maneiras de trazer mais diversão e humor aos seus dias. Pesquisas mostram que rimos mais quando estamos com amigos.

Fonte:  https://www.orilliamatters.com/- https://pediatrics.healthsci.mcmaster.ca/ -  imagem: https://br.freepik.com/

Voltar para listagem