A população com mais de 60 anos e pessoas de pele branca são as mais predispostas a desenvolverem este tipo de câncer

"> Câncer de pele e os cuidado com a exposição ao sol | O plano global de saúde da sua família

Bem estar

Câncer de pele e os cuidado com a exposição ao sol

Com o começo do período mais quente do ano, é preciso tomar alguns cuidados com a maior exposição ao sol. A exposição solar excessiva é o principal fator de risco para o câncer de pele.

A radiação solar (exposição natural à radiação UV) pode atingir as pessoas de três maneiras: diretamente, dispersa em céu aberto e refletida no ambiente. As pessoas que se expõem ao sol de forma prolongada e frequente constituem o grupo com maior risco de contrair câncer de pele, principalmente aquelas de pele, cabelo e olhos claros.

As crianças se expõem anualmente ao sol três vezes mais que adultos. A exposição cumulativa e excessiva durante os primeiros 10 a 20 anos de vida aumenta muito o risco de câncer de pele na fase adulta ou velhice, em geral a partir dos 60 anos e em pessoas de pele branca.

Confira no link abaixo mais informações sobre o câncer de pele na entrevista da médica dermatologista Cacilda da Silva Souza, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, no programa Saúde Sem Complicações da USP.

https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2022/08/SAUDE-SEM-COMPLICACOES-11-08-2022-CANCER-DE-PELE.mp3

No outro link abaixo você pode baixar o folheto "Câncer de pele: vamos falar sobre isso?" do

Instituto Nacional de Câncer – INCA, que traz as principais informações e dicas para se proteger do câncer de pele.

https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document/salvar_vidas_cancer_pele_impressao_corrigido_web_0.pdf

 

Fonte:   https://jornal.usp.br/ -  imagem: https://br.freepik.com/

Voltar para listagem